sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Viagem para o vale do Mosel, Reno e Alsácia

O grupo solerafloripa está viajando para a Alemanha (Vale do Reno e Vale do Mosel) e para a França (Alsácia).
Este é nosso programa.

Nosso roteiro

Segunda, 26/08/2013 - Chegada a Frankfurt - Rüdesheim – Oberwesel

Oberwesel
Oberwesel
Recepção no aeroporto pela guia. Começamos nossa viagem pelo Vale do Reno, onde o Riesling beneficia de um ótimo solo e exposição para produzir deliciosos vinhos. Nossa primeira visita é na consagrada vinícola Robert Weil com uma introdução ao terroir seguido de degustação.
Seguimos então para a cidade de Rüdesheim. Passeio por ruelas, casinhas típicas onde teremos tempo para almoço e visita da cidade, teleférico e o museo do vinho. No caminho para o hotel parada no monumento de Niederwald de onde se tem uma das mais bonitas vistas do vale.
Chegada ao hotel. Delicioso jantar de boas-vindas e introdução ao programa da viagem. Noite em Oberwesel.
Hotel: Augustin’s augustins-hotelgastro.com

Terça, 27/08/2013 - Oberwesel - St. Goar - Koblenz - Oberwesel

Koblenz
Koblenz

Subida do Reno até acidade de Koblenz, parando para conhecer as algumas cidades que bordeiam o Reno como St. Goar. e Heidelberg, onde degustaremos as denominações locais na vinícola Phillips Muehle. Seguimos para Boppard e então de volta a Koblenz de barco! Um passeio que nos permitirá apreciar a vista dos dois lados do vale. Visita ao encontro das águas do rio Reno e Mosel, o famoso Deutsches Eck.
Descoberta do centro histórico de Koblenz, cidade fundada pelos romanos há mais de 2000 anos! Retorno ao hotel e noite em Oberwesel.

Quarta, 28/08/2013 - Oberwesel - Burg Eltz – Mülheim

Burg Eltz

Visita ao Castelo de Burg Eltz, o mais belo e melhor conservado da Alemanha! Está nas mãos da mesma família há 800 anos, ou seja, 30 gerações. Localiza-se em um cenário maravilhoso, dentro de um "abismo", rodeado por uma paisagem montanhosa, atraente e majestosa, como um castelo de contos de fadas.
Degustação na vinicola Max Richter
Chegada a Mülheim e instalação no maravilhoso e romântico hotel (como o próprio nome diz) Weinromantikhotel Richtershof! Jantar inesquecível e noite de sonhos... Weinromantickhotel Richtershof www.weinromantikhotel.com/index.php

Quinta, 29/08/2013 - Mülheim - Traben - Bernkastel - Mülheim


Nossa primeira degustação do dia é na Vinoteck Markus-Molitor. Nosso almoço de hoje será numa authêntica «brasserie de cervejas» onde poderemos degustar vários tipos fabricados alí mesmo!
Visita a cidade de Bernkastel-Kues. Tempo para descobrir a cidade com suas casas em enxaimel, ruelas estreitas e montanhosas, muitos bares e restaurantes, adegas e lojas, lojas, lojas... Estará acontecendo em Bernkastel o festival do vinho, e nós estaremos lá para conferir!!!

Sexta, 30/08/2013 - Mülheim - Piesport - Trittenheim -Trier - Mülheim

Porta Nigra

Deixamos nosso hotel para percorrer um agradável caminho ao longo do nosso querido Mosel. Nossa primeira visita de hoje séra respeitadíssima vinícola Von Othegrave. Após as devidas explicações e degustações, nos preparamos para um delicioso pique-nique entre as vinhas. Nada mais chique que saborear produtos locais, regado a um maravilhoso riesling admirando a vista panorâmica dos vinhedos debruçados no Mosel... Nesta altura vocês ja estarão feras sobre os vinhos daqui ,explicando sem problemas a diferença entre os «trokene weine», «feinherbe» e «liebeliche wein»... e tudo em alemão! (Riesling, Sylvaner, Gewürtztraminer, Pinot Gris ... )
Chegaremos finalmente à Trier! Situada às margens do rio Mosel, Trier é conhecida como a “Roma do Norte” pois é a cidade mais antiga da Alemanha construída no séc. 16 a.c.!!! Linda, bem conservada e e cheia de história, Trier também é a casa de Karl Marx!

Sábado, 31/08/2013 - Mülheim - Heidelberg

Heidelberg

Deixamos a região do Vale do Mosel em direção à Heidelberg. No caminho porém faremos um contorno para conhecer a imperdível Vinoteck Burklig-Wolf, na região vinícola do Pfalz. Visita e degutação seguido de um light lunch! Chegada em Heidelberg. Heidelberg é pequena e impecavelmente organizada, como toda localidade do interior alemão. Mas conta com uma jovialidade pouco comum aos recantos germânicos mais afastados dos grandes centros. O motivo está na primeira faculdade de medicina da Europa, fundada ali há 800 anos. É ela que atrai tantos estudantes, vindos de várias partes do mundo, proporcionando à cidade um certo ar cosmopolita e noitadas memoráveis. Um trenzinho funicular leva ao Castelo de Heidelberg. O Centro Velho, por sua vez, forma o maior calçadão da Europa. Visitaremos ainda a monumental igreja Heiliggeistkirche e a Cadeia dos Estudantes, para onde os alunos eram levados quando brigavam com turmas rivais. Sabe como eles comemoravam quando saíam de lá? Com cerveja, claro!
Instalação no hotel e noite em Heidelberg, Villa Marshall www.villamarstall.de

Domingo, 01/09/2013 - Heidelberg - Itterwiller - Guebwiller - Obernai

Obernai
Hoje deixaremos o würst e schwarzbrot do café da manhã para o café-au-lait et pain au chocolat!
Viagem para a Alsacia (2 horas). Almoço típico alsaciano em um restaurante tradicional. A tarde visita de uma fábrica de pain d’épice (o delicioso pão de mel local) e descoberta da receita desta guloseima ancestral. Chegada a Obernai e instalação no seu hotel situado no coração do centro histórico, Le Parc, www.hotel-du-parc.com. Tempo e jantar livre na bonita cidadezinha de Obernai.

Segunda, 02/09/2013 - Obernai - Barr – Haut-Koenigsbourg – Obernai

Barr
Barr

Pela manhã entraremos no universo de outra bebida tipicamente alsaciana, a cerveja artesanal! Visita da pequena cervejaria familiar «Saint Pierre» e degustação de seus produtos. Saída para Strasburgo.
Descoberta da cidade passeando pelos seus canais e bairros típicos como «La Petite France». Almoço em um Winstub, típico restaurante local. Visita da famosa catedral e centro histórico. Retorno e tempo livre em Obernai. Jantar gastronômico no hotel. Noite em Obernai.

Terça, 03/09/2013 - Obernai – Kaysesberg - Ribauvillé – Colmar

Haut-Koenigsbourg
Haut-Koenigsbourg
Depois de uma boa espreguiçada no jardim do hotel partiremos pela «Route des Grands Crus» passando pelas cidades de Barr, Andlau, Dambach e Ribauvillé e onde faremos uma instrutiva visita na «Cave de Ribauvillé» que nos propõe diferentes tipos de vinhos e produtores, ótimo jeito de captar as diferenças de terroir. Chegamos então em Kaysesberg onde faremos a visita da consagrada vinícola Dopff-au-Moulin. Delicioso almoço gourmet. A tarde visita do castelo de Haut-Koenigsbourg construído em um ponto estratégico para controlar a região de norte a sul e toda a Floresta Negra (Alemanha). Haut-Koenigsbourg pertenceu a vários nobres entre eles Barbarossa. Chegada em Colmar e instalação no hotel Maison des Têtes www.maisondestetes.com

Quarta, 04/09/2013 - Colmar - Riquewihr - Colmar


Visita ao Domaine Weinbach, dirigido somente por mulheres. Após visita e degustações de seus vinhos incríveis nos dirigimos para Riquewihr onde você tera tempo livre para desfrutar desta cidade e almoçar tranquilamente. Caminhada e tempo livre em Riquewihr.
Retorno a Colmar e passeio pela cidade, o bairro «Petite Venise» com sua inúmeras pontes e riachos, a fachada deslumbrante da «Maison des Têtes» e o «quartier des tanneurs». Retorno ao hotel em Colmar.

Quinta, 05/09/2013 - Colmar – Münster - Kahlenwasen - Guebwiller

Guebwiller
Guebwiller
Visita do Museu do queijo e descoberta da fabricação do Münster, o queijo mais delicioso doa arredores. Nosso passeio continua agora por outra estrada, a «Route des Cretes», que serpenteia todo o topo da serra, uma vista de tirar o fôlego! Almoço «natural» típico do serra. Chegada ao hotel em Guebwiller, Domaine du Beaupré www.domainedebeaupre.com , e delicioso jantar de despedida...

Sexta, 06/09/2013 - Guebwiller - Mulhouse - Au revoir . . .
Collection Schlumpf
Collection Schlumpf

Visita a maior coleção de automóveis do mundo. A «Collection Schlumpf» foi obra dos irmãos Schlumpfs, industriais que fizeram fortuna no pós-guerra e que eram apaixonados por um hobby bastante excêntrico... colecionar carros raros. Modelos únicos no mundo, dos primeiros Renaults aos exclusivos Bugatti, passando por Rolls Roys, Ferraris e carros de F1.
Impressionante! Despedida do grupo na estação de trem de Mulhouse em clima de vidaboa!

Vidaboa viagens
França, tel: 00 33 6 2141 6945
Brasil, tel: 48-3733-7020
email: contato@vidaboaviagens.com.br
www.vidaboaviagens.com.br



Fotos:
http://irevirimagensdeumviajante.blogspot.com.br/2011/12/alemanha-vales-dos-rios-reno-e-mosela.html
http://www.mosel-reisefuehrer.de/
http://www.discoverthetrip.com/
http://www.obernai.com/
http://www.survoldefrance.fr/photos/highdef/6/6244.jpg
http://www.francethisway.com/places/barr.php
http://windhamwines.com/2010/02/february-artist-gene-parulis/
http://www.pbase.com/zobroc/image/52815829



Veja também:
Viagem à Alemanha e Alsácia (Parte 1 - Vale do Rio Reno)
Viagem a Alemanha e Alsácia (Parte 2 - Vale do rio Mosel)
Viagem a Alemanha e Alsácia (Parte 3 - Alsácia)