segunda-feira, 25 de maio de 2015

Viagem a Alemanha e Alsácia (Parte 3 - Alsácia)

01/09/13

Após o café da manhã, partimos para a Alsácia (França). Nossa primeira parada foi para almoçar no restaurante Arnold la winstub, onde almoçamos comida típica alsaciana e bebemos Pinot Noir Harmonie 2012 de Dominique et Julien Frey e Riesling Fruehmess 2010.


Após o Almoço visitamos "Le Palais de du pain d'epices", fábrica de pão de mel e especiarias, típico da Alsácia.

Obernai

Seguimos para o hotel Le Parc, em Obernai, e passeamos pelo centro histórico.

02/09/13

Visitamos a Cervejaria Saint Pierre. Cervejaria artesanal que produz 20 tipos de cervejas diferentes como com casca de limão, ou canela e até com Pain d'épices (mais informações em francês), muito vendido para as festas de fim de ano. A cerveja clara tem 50% de trigo e 50% de cevada. Fazem uma uma fermentação na cuba  (onde o gás carbônico é liberado) e uma segunda fermentação (com a adição de açúcar) na garrafa para que fique o gás, como no método champenoise ou tradicional de se fazer vinho espumante.


Depois fomos para Estrasburgo. Lá visitamos a famosa catedral de strassburg, que foi construída de 1300 a 1439, começou no estilo românico e terminou no estilo gótico.
Foi considerada a construção mais alta da Europa até 1880, quando foi construída a catedral de Colônia, na Alemanha.
Na segunda guerra os moradores de Strassburg retiraram todos is vitrais e fugiram para o sul da França escondendo-os em uma mina de sal. Após a guerra, os vitrais voltaram para o local de origem. Assim os vitrais desta catedral são originais do séculos XIII e XIV, tendo resistido à destruição da Segunda Guerra.


Fizemos uma passeio de barco pelos canais da cidade, onde passamos por duas eclusas e pelo Parlamento Europeu.

Passeio de barco. Bem ao fundo a torre da catedral.

Jantamos no hotel Le Parc (www.hotel-du-parc.com.), foi um jantar maravilhoso, serviram terrine de frango, tatu e mousse de chocolate.

03/09/13

No período da manhã, visitamos a vinícola Dopff-au-Moulin onde degustamos seis vinhos brancos: Dopff au moulin cuvée Julien crémant, Riesling grand cru schoenenbourg 2010, Muscat de nos domaines de riquewihr 2012, Gewurztraminer, Grandcru vorbourg 2009, Pinot gris de riquewihr 2007, Sélection de grains nobles de nos domaines gewurtraminer 2008.


Almoçamos em uma cidade pequena onde vimos uma placa indicativa de uma classificação de uma a cinco flores para indicar o quanto a cidade é florida, isto é comum nas cidades da região. Durante o almoço comemoramos mais um aniversário no grupo.


Visitamos o castelo Haut-Kœnigsbourg do século XII. Construído estrategicamente nas montanhas com uma ampla visão da planície do Rio Reno, foi utilizado pelos poderosos da idade média. Destruído nos séculos XV e  XVII, reconstruído nos séculos XIX e XX.

Hotel Maison des Têtes

Chegamos em Colmar, onde nos instalamos no Hotel Maison des Têtes

04/09/13

Pela manhã fizemos uma visita ao Domaine Weinbach onde degustamos onze rótulos. Esta é uma vinícola administradas somente por mulheres.

Domaine Weinbach

Caminhamos pela cidade de Riquewihr onde fizemos um piquenique. Antes de começar o piquenique, degustamos cinco tipos de águas minerais. Uma proposta diferente e interessante.


Em Colmar, tivemos tempo livre e fomos visitar o museu sacro.

05/09/13

Visita ao museu do queijo na Alsácia onde vimos o processo de fabricação do Münster, queijo  típico da Alsácia.


Chegada ao hotel em Guebwiller, Domaine du Beaupré

06/09/13


Após o café da manhã preparamos nossas malas e fizemos uma visita ao museu de carros, Collection Schlumpf. Depois pegamos o trem para Frankfurt de onde voltamos para casa.




Veja também:
Viagem para o vale do Mosel, Reno e Alsácia
Viagem à Alemanha e Alsácia (Parte 1 - Vale do Rio Reno)
Viagem à Alemanha e Alsácia (Parte 2 - Vale do Rio Mosel)