sábado, 26 de janeiro de 2013

Viagem para a Itália (Parte 4 - Vêneto)

27/04/2010

Iniciamos nosso dia passando pela estrada VALSSUGANA até Conegliano.

Piave ouro da LATTEBUSCHE

No caminho fizemos uma visita na fábrica de queijos LATTEBUSCHE (na cidade de FELTRE), onde vimos o processo produtivo, a cura do queijo e fizemos uma rápida degustação do queijo Piave Ouro.

É impressionante as centenas/milhares de peças de queijo nas prateleiras, curando. O aroma é, simplesmente, ma-ra-vi-lho-so.

Também passamos por Beluno, uma cidade medieval, murada, que fica no alto de um morro, sendo que para visitarmos seu centro histórico, o ônibus ficou estacionado nos arredores da cidade e tivemos subir três escadas rolantes grandes, um desnível realmente grande. Chegamos por volta do meio-dia e a cidade estava toda fechada para a siesta (descobrimos que a Itália também tem disto, não é só a Espanha).

De tarde fizemos uma visita com degustação na Cantina Fasolmenin. A cantina  é familiar, produzindo 100.000 garrafas por ano, é administrada por Máximo e Silvana, sendo que seu símbolo é um divertido camaleão. A recepção foi muito amistosa. Conhecemos o vinhedo.  A vinícola expõe obras de arte e também promove encontros de músicos, tudo regado a vinho.
Lá provamos Vinho Base Prosecco, L’Extra dry e Il Brut.

Dormimos no Hotel Tergozo.

28/04/2010

Pela manhã visitamos a Vinícola Serego Aliglieri, muito charmosa, sediada num edifício histórico (é associada da Masi, uma potência que produz 10 milhões de garrafas/ano), mais parece uma  boutique e produz 800 mil garrafas/ano. Fomos recebidos pela Sra. Marta, que além de ser simpática, encantou-nos com sua fala. Bons vinhos, de fato. Marta contou que em 1353 o filho de Dante Alighieri comprou esta propriedade. Explicou, ainda, que na propriedade existem videiras de 1875, as quais escaparam da filoxera. Nesta vinícola usam bote (barricas italianas que não estão no padrão bordalês de 225 litros), armazenam 500 litros de vinho, havendo botes de cerejeira, além dos de carvalho.

Degustação na Vinícola Serego Aliglieri


Depois fizemos uma visita na Cantina Tessari, mais uma cantina familiar no roteiro (30 mil garrafas/ano), lá fomos recepcionados pela Sra. Corneglia (o nome não faz jus à beleza da moça). Almoçamos risoto de aspargos feito pela mama Bianca. Recepção com espumante de Garganega, 12% de álcool, muito interessante.
Próxima visitação - Cantina  CARPENÈ – MOLVOLTI. Empresa de porte grande, cuja principal produção é o espumante Prosecco, produzindo 5 milhões de garrafas/ano.
A visita foi alterada de dia pelo falecimento do decano da família. Fomos atendidos pelas Sras. Luiza e Antonella e o enólogo Sr. Spinazzi. Produz espumante prosseco (nos métodos clássico e charmat), grapa e conhaque. A diferença entre a grapa e a o conhaque é que a grapa é destilado do bagaço e o conhaque é destilado de vinho. O conhaque fica no barril de 7 a 21 anos, a grapa reserva fica 2 anos na barrica de carvalho esloveno ou francês.

Interior da Carpene Molvolte

No jantar (do hotel) foi servido minestra de fagiole, talharini de carne moída e faraona ripiena (recheada).



Veja também:
Viagem para a Itália (parte 1)
Viagem para a Itália (parte 2)
Viagem para a Itália (Parte 3 - Trento)
Viagem para a Itália (Parte 5 - toscana)
Viagem para a Itália (Parte 6 - Sardenha)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Rosados Argentinos

Reunião nº 152

Dia: 11/01/2013

Tema: Rosados arrhentinos



Vinhos:

  • Animal Espumante Brut Nature: 12,6% álcool, ano não indicado, vinho rosado espumante brut nature, de vinhedos selecionados por Ernesto Catena. Método Charmat. Tikal, Bodega Nº Co80551 para Puerto Ancona S.A. Argentina. Castas: Syrah de cultivo orgânico. Bela cor rosa dourada, aroma suave de fermentos e pão, borbulhas finas e com boa persistência. Leve e agradável. Agradou geral (nº630);
  • Jean Bousquet Rose: 14,5% álcool, 2011, vinho rosado fino seco. Domaine Jean Bousquet S.A. Tupoungato Mendoza Argentina. Castas: 50% Malbec, 50% Cabernet Sauvignon. Praticamente sem aromas, tem um rosado claro. Leve e com boa acidez, agrada bem na boca. Fresco e com um leve amargor no final (nº631);
  • Coquena Malbec Rosado:  14,7% álcool, 2011, vinho rosado fino seco. Elaborado e engarrafado por Yacochuya S.A. para Cardon del Vale. Salta Argentina. Casta: Malbec.  Rosado bem escuro (lembrou a cor de "capilé" - popular xarope dos anos 60). Amargo e com gosto de remédio francamente desagradável. Ninguém gostou (nº 632);
  • Avarizza Canari Rosado: 13,8% álcool, 2012, vinho rosado fino seco Agostina Astegiano/Fabrizio Hernandes. Bodega Nº A- 73316 Mendoza Argentina. Castas: Canari. Rosa cereja, aromas e sabores de tutti-fruti. Enjoativo. Também não agradou (nº633);
  • Finca La Anita Rosado: 13,8%  álcool, 2011, vinho rosado fino seco. Finca La Anita S.A. Mendoza Argentina. Castas: Petit Verdot. Bela cor, aromas frutados. Corpo médio, mais agradável que os anteriores (nº634);
  • Red Ginseng Wine: 12,4% álcool, ano não indicado, produzido na Coréia, foi um presente de uma amiga para Didi e Leal (que trouxeram para compartilhar conosco). Apelidada de "A Coisa", tem aromas e gosto muito particulares. A Ida lembrou do Marmite, popular pasta da Austrália e Nova Zelândia, que quando provada, desperta fortes sentimentos de amor ou ódio;
  • Saurus Pinot Noir Tardio: 16% álcool, 2008, vinho licoroso doce. Bodega Família Schoereder. Neuquem Patagônia Argentina. Castas: Pinot Noir. Cor âmbar escuro, aromas e sabores complexos. Bem interessante quando tomado só. Não combinou com a sobremesa de sorvete de creme com calda de laranja e sementes de romã (nº635).
Após a degustação, foi servida uma deliciosa paella de frutos do mar preparada pelo cozinheiro Décio (contato pelo telefone (048) 8450-0330).


sábado, 5 de janeiro de 2013

Viagem para a Itália (Parte 3 - Trento)


Gostaria de compartilhar algumas histórias da viagem que fizemos à Itália no ano de 2010:

Nosso grupo, sempre muito alegre, fica ainda mais alegre quando o assunto é viajar para degustar novos vinhos, conhecer novas culinárias e novos lugares.
E, ‘embevecidos’ nessa experiência ímpar é comum acontecer situações engraçadas, contarem piadas que, ou já foram contadas, ou de tão sem graça, passam a ser engraçadas...
Para ver a relação completa dos vinhos degustados nesta viagem vejam em
http://solerafloripa.blogspot.com.br/2011/06/viagem-para-italia-parte-2.html

24/04/2010 (Milão - Trento)

Fomos recepcionados, em Milão, por Ruggero (nosso motorista durante toda a viagem) e pela guia Ju, que organizou um passeio mais que especial. Eles também apreciavam um bom vinho e boas comidas. Fizemos uma pequena viagem até chegar na pequena cidade trentina onde ficamos hospedados (Hotel Alpenrose) em Vattaro. Passamos por belas paisagens, vimos muitas videiras, vales, castelos e montanhas nevadas. Chamou nossa atenção os campos de flores amarelas, era a plantação de colza, planta da qual se faz o óleo de canola (canadian oil).


Durante a viagem o Ruggero comentou que pelo vale em que passávamos, o lado direito tem solo calcário e é onde se planta a uva cabernet sauvignon e, do lado esquerdo, que tem solo sedimentar, planta-se merlot. Na região trentina colhe-se, por determinação legal, até sete toneladas de uva por hectare e a condução das videiras é feita em 'V', chamada de pérgola trentina. Para a produção das uvas brancas a forma de condução é outra. No Trento existe uma uva típica chamada Marzemino, autóctone e muito forte. Nosso hotel ficava ao pé um uma montanha dos dolomites com pico nevado, um lugar maravilhoso. O primeiro jantar servido no hotel teve lasanha de urtiga e torteloni de speck (pernil defumado com ervas) servido com nozes; bebemos vinho tinto Concilio, DOC, marzenino trentino, 13%, 2008.


25/04/2010 (Trento)

Visitamos a cantina ELENA WALCH, região do Alto Adige. Bela vinícola, fomos bem recepcionados e os vinhos eram equilibrados e elegantes. A cantina tinha sido um mosteiro. As caves tem 400 anos e eram antigas cisternas (de vinho), pois, antigamente, preferia-se quantidade e há 25 anos preferem qualidade. Os tonéis de aço inox foram montados nas caves.

Almoçamos na beira do Lago de Caldaro, no Castel Chiaro. Ao fundo, um grande vinhedo e no alto de uma montanha podíamos ver um castelo com uma bandeira panejando. No final da tarde fomos conhecer a cidade de Trento, jantamos numa pizzaria e, para variar, bebemos cerveja.

26/04/2010 (Trento)

Pela manhã fizemos uma visita ao SPUMANTIFICIO FERRARI de TRENTO (a visita nos decepcionou, pois esperávamos mais). Atendimento frio e sem cuidado. O espumante servido já estava aberto desde o dia anterior. Depois fomos à Cantina Pisoni, estabelecimento familiar, com agricultura biológica, recepção cordial, serviram, além dos vinhos, produtos locais, como: queijos, salames etc. Muito saborosos. Porém, é mais conhecida pela produção de grapas e licores. Um lugar muito bonito, na base de uma montanha que era uma imensa rocha.


De tarde fomos à vinicola Di toblino, cuja especialidade é a produção de "Vino Santo", por isso os vinhos normais não impressionaram muito.
Esta vinícola fica a beira do lago Toblino, onde tem o castelo Toblino (explicaram que quando o castelo tem bandeira é porque tem alguém morando nele. Nesta vinícola vimos "bombas" (como as de gasolina nos postos), só que eram de vinho e as pessoas levam suas garrafas/garrafões para abastecer.


Nesta vinícola foi explicado que lá as videiras estão plantadas em um lugar que tem o vento da hora. O vento que vem do Lago di Garda e que mantem seco o vinhedo e as uvas, além de manter a temperatura. Este vento tem esse nome porque vem sempre na mesma hora.

Uma pessoa do nosso grupo tropeçou e caiu; após a visita, caiu novamente, e outro amigo falou: “cuidado, na terceira vez Cristo foi crucificado”, rimos muito.

Cantucci e o Vino Santo

Após provarmos o vinho santo o Rugero nos explicou que em Siena este vinho é servido com um biscoito (chamado cantucci) que é comido molhado no vinho. Então, as piadas foram inevitáveis: “vamos molhar o biscoito (no vinho santo)”.

O vino santo é feito com a uva nosiola, e tem esse nome porque é pisado (espremido para fazer o mosto) na semana santa. Da colheita até a espremedura a uva seca e o vinho é feito desta uva passa.
É um vinho de sobremesa (doce).
Também visitamos a casa onde a Madre Paulina nasceu em Vigolo Vattaro (moradora de Nova Trento em Santa Catarina), considerada a primeira santa brasileira.


Os vinhos da Cantina Francesco Moser foram degustados no Hotel Alpenrose. Foi apresentado pelo Rudgero nosso Enoautista (no bom português eno motorista), pois o dono da vinícola não pode ir, mas mandou os vinhos. A janta foi panqueca com funghi e queijo, risoto de teroldego, filé de vitela à pimenta verde, salada e tiramisu. Depois de tanto vinho chegamos a conclusão que estávamos fazendo “enodialise” (besteirol).
Descobrimos os três pecados capitais da Itália:
  1. roubar para os outros;
  2. tomar vinho ruim e
  3. arranjar uma amante mais feia que a esposa.


Veja também:
Viagem para a Itália (parte 1)
Viagem para a Itália (parte 2)
Viagem para a Itália (Parte 4 - Veneto)

Viagem para a Itália (Parte 5 - toscana) Viagem para a Itália (Parte 6 - Sardenha)