Voo para Petrolina, partindo de Salvador (Avianca), tranquilo. Quando chegamos, em torno das 18:00 h, fizemos nosso check in no hotel Quality Inn e fomos jantar.
Vendo Juazeiro de nosso hotel |
Jantamos no Restaurante Capivara, filé de surubim, na chapa e na brasa, com vinho branco da Rio Sol, sobremesa inesquecível: creme de ataia - polpa da ataia batida com sorvete de creme.
02/08/2015
Após o café da manhã, partimos para o 'Vapor do Vinho'. No caminho, nosso guia, o Lula, passou várias informações sobre o Rio São Francisco:
"Drenando uma área de aproximadamente 641.000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2.814 km (Serra da Canastra em São Roque de Minas/MG), mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico (no município de Medeiros/MG). Seu nome indígena é Opará ou Pirapitinga e também é carinhosamente chamado de Velho Chico.
Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O Rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas." wikipedia
Fizemos um passeio na Fazenda Ouro Verde com degustação, de propriedade da Miolo Wine Group, local onde são produzidos vinhos finos tranquilos e espumantes (estes muito conhecidos), sendo o tinto Testardi ganhador de prêmio internacional feito da uva syrah.
A peculiaridade desta região é que se tem colheita duas vezes ao ano.
Após a degustação, fizemos o passeio do vapor do vinho que passa por eclusas na Barragem de Sobradinho, navegamos até a ilha da fantasia, que na realidade é um banco de areia que na época da seca torna-se uma ilha. Lá tivemos tempo para caminhar e tomar banho nas águas da represa.
O almoço foi no barco e serviram carne de sol, peixe a milanesa, arroz, feijão e saladas. O almoço está incluso no valor do passeio, mas você paga as bebidas que tomar (cerveja, suco de uva, refrigerante, água) que são colocadas numa caixa térmica ao lado da mesa com os respectivos valores.
De noite fomos jantar no Bodódramo.
O Bodódromo foi criado em 2000 e é um complexo gastronômico ao ar livre que possui restaurantes onde, no início, vendia-se bastante carne de bode e atualmente está sendo comercializado, principalmente, a carne de carneiro pelo fato da mesma ser mais macia e apreciada pelos consumidores em geral. Jantamos no Bode do Ângelo e comemos filé de carneiro com queijo coalho e carneiro assado com cerveja bem gelada. Acompanhou arroz, pirão, macaxeira e baião de dois.
03/08/2015
Após o café da manhã, saímos para citytours em Petrolina e Juazeiro.
Petrolina foi fundada em 1870. A sua região era frequentada assiduamente pelo capuchinho italiano frei Henrique, que realizava intensas prédicas missionárias pelos povoados ribeirinhos do Rio São Francisco. Em uma delas, o frei resolveu construir uma capela dedicada à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, sendo a partir dessa construção que houve o crescimento populacional na região em que se localiza a sede municipal. Por volta da década de 1980, foram surgindo as primeiras vinícolas irrigadas pelas águas do Rio São Francisco, com isso, indústrias relacionadas à produção de vinho foram aparecendo.
Na década de 1960 foi feito um plano diretor.
O nome da cidade tem mais de uma possível origem, uma é nos nomes do primeiro casal Pedro e Lina, ou por causa de uma pedra que fica atrás da igreja - pedra linda, ou a junção do nome do imperador, em sua forma latina - Petrus, ao da imperatriz Tereza Cristina, resultando em Petrolina.
Visitamos a catedral de Petrolina, que estava na finalização da reforma, que foi construída entre 1924-29. Na praça, em frente a catedral, vimos as estátuas de padre Cícero com Dom Malan. Padre Cícero doou o relógio da catedral.
A cidade de Juazeiro tem seu nome por causa dos pés de juá ou juazeiro, uma árvore típica da região.
Vapor Saldanha Marinho |
Visitamos o "Vaporzinho" (vapor Saldanha Marinho), o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra e vimos a estátua Nego D'água que está localizada dentro do rio São Francisco, na margem juazeirense. É uma homenagem juazeirense às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos.
Juazeirenses famosos: João Gilberto e Ivete Sangalo.
Ilha do rodeador em frente ao Carranca Gulosa |
Almoçamos no restaurante carranca gulosa. Almoçamos Surubim Maitê e Surubim Tropica.
Surubim Maitê |
Visitamos a Fazenda Fortaleza (Grand valle), eles têm 200 ha. plantadas de manga e 50 de uva de mesa, tem cerca de 350 funcionários fixos e 150 temporários. As plantas são divididas em 12 parcelas, assim, a fazenda produz todos os meses do ano.
Uvas com sementes: Benitaka, Red Globe e Sweet Jubilee. Repare nas fotos, as videiras conduzidas no sistema latada.
Uvas sem sementes: Sweet Celebration e Sweet Globe.
Também produz 4 espécies de mangas: Haden, Keitt, Kent, Tommy Atkins e Palmer, esta última está ganhando aceitação no mercado recentemente. Ela não tem fiapos e o caroço é menor. As mangueiras são pequenas, algumas com menos de 2 metros (isso facilita a colheita) e é usado um produto que faz a função de protetor solar. São vendidas nos grandes centros do Brasil e do exterior.
De noite fizemos a degustação do grupo, a reunião de número 149.
04/08/2015
Pela manhã visitamos a Vinícola Bianchetti onde fomos recebidos por um dos donos a Sra. Izanete. Vinícola pequena, de produção orgânica, com produção em torno de 50.000 litros de vinho por ano, também produz suco de uva e suco de cana de açúcar que é pasteurizado e vendido engarrafado.
Provamos o espumante brut e os tintos orgânicos das uvas tempranillo e barbera. Provamos ainda o suco de uva e suco de cana.
Após, seguimos para Vinícola Santa Maria - Rio Sol, fomos recebidos pelo Valdemir. As videiras de uvas viníferas produzem 2,5 safras por ano e nas variedades precoces podem chegar a 3 safras por ano. Após 17 anos de produção, as videiras trocadas por novas. A irrigação acontece somente à noite e são gastos 5 litros por hora por planta. Aqui as videiras são conduzidas no sistema espaldeira.
O almoço foi na casa de campo, local onde foi filmado o seriado 'Amores Roubados'.
No retorno, passamos para ver as carrancas.
Jantamos nao haus bier.
Galeria de fotos
Lulatour
www.lulaturismo.com
lulaturismojuazeiro@hotmail.com
+55 74 3611-3648 / +55 74 8802-6158
Veja também:
Viagem ao Vale do Rio São Francisco
Viagem ao Vale do Rio São Francisco - parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário