domingo, 15 de maio de 2011

Um pouco da nossa história

Solera é o nome dado ao nosso grupo, que hoje conta com 13 enófilos, que se reúnem, mensalmente, desde abril de 1999, para degustar e apreciar vinhos, mas nessa brincadeira a gente se diverte muito e aprimora nossa amizade. O embrião do grupo aconteceu anos antes (não me lembro mais em que ano), quando alguns amigos encontraram-se para estudar vinho, queijos e música. Nos 11 anos, tivemos encontros e desencontros, mas os membros atuais são cativos há pelo menos 5 anos.
Em 1999, um dos nossos integrantes (recém aposentado na época), retomou àquela ideia primeira, de se reunir para conhecer e apreciar vinhos, iniciando o Solera.
Na nossa primeira reunião tivemos uma aula básica sobre degustação de vinhos: o que apreciar, como observar as cores, os aromas e os sabores. Este nosso amigo, a quem chamamos carinhosamente de mestre, entrou em contato com um fornecedor de vinhos, que nos deu a primeira aula e acompanhou o nosso grupo por um bom tempo. Cada reunião acontecia na casa de um dos participantes, era decidido o tema e a degustação era acompanha de muita água, pães e torradas. No fim do ano tínhamos uma reunião especial, de compatibilização enogastronômica, uma palavra pomposa a qual significa que iríamos harmonizar o vinho com a comida.
Com o tempo, todas as nossas reuniões passaram a ser compatibilizações enogatronômicas, com pratos preparados com muito esmero pelo(a) anfitrião(ã).
Com o amadurecimento do grupo começamos a viajar pelos arredores e também pelo mundo, procurando novas experiências enológicas, conhecendo os processos produtivos do vinho, diferentes tipos de vinhos, degustando vinhos que não chegam no Brasil, etc...
A nossa brincadeira é dizer que vamos beber na bica.
Esta é uma breve história do nosso grupo, sempre muito informal, tanto que antes de ser chamado de Solera era 'chamado' de Não irmandade de Baco.
Solera é um sistema complexo, utilizado na produção do vinho Jerez, onde se misturam vinhos jovens e velhos semelhantes para manter a constância (Guia Ilustrado Vinhos do Mundo Todo) e esse conceito representa muito bem o nosso grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário