terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Destilados de uva

Os destilados de uva degustados

Reunião nº 141

Dia: 11/02/2012

Tema: Destilados de uva


Destilados:

Um pouco sobre  os destilados de uva

A grappa italiana, o orujo espanhol e bagaceira portuguesa, são feitas a partir de bagaço da uva, um subproduto do processo de vinificação. Possui entre 37,5% e 60% de álcool por volume. São feitas por destilação de resíduos de bagaço de uva (principalmente as peles, mas também os caules e sementes).

O conhaque, brandy ou brande é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume.
O armanhaque (em francês: armagnac) é uma aguardente vínica de grande qualidade, semelhante ao conhaque, proveniente da destilação de vinhos de baixa qualidade, que apresentam características próprias para o envelhecimento. Suas origens estão ligadas à região francesa de Armanhaque.

Pisco é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva, produzidas no Peru e no Chile. É baseado fundamentalmente na destilação do mosto proveniente de uvas.
Para o pisco do Peru as variedades de uvas principalmente utilizadas são as denominadas Quebranta, Uvina, Mollar e Negra para os piscos "não aromáticos", enquanto que Albilla, Itália, Moscatel e Torontel são para os piscos "aromáticos" e uma mistura de diversas uvas para o que em termos gerais se chama pisco "acholado". Uma variedade que se encontra no Peru procedendo à destilação dos mostos que não terminaram a fermentação se denomina "mosto verde".
No exemplo do pisco chileno, a uva usada é a moscatel, em variedades diversas, e, a pouca extensão, Pedro Jiménez e torontel.

Os Destilados degustados
  • Esdor Orujo de uvas 45% álcool, ano nd, destilado de mosto de uva e bagaços fermentados. Destilerias del Duero Ribera del Duero Espanha. Castas: não indicadas. Branco transparente, aroma e gosto fortes, um pouco agressivos, mas com retro gosto agradável.
  • Aurora Grappa Cabernet Sauvignon  38,5% álcool, ano nd, destilado de mosto de uva e bagaços fermentados. Cooperativa Vinícola Aurora, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Castas: Cabernet Sauvignon.  Aroma e gosto desagradável. Foi o que menos agradou.
  • Casa Valduga Grappa Cabernet Sauvignon 40,5 % álcool, ano nd, destilado de mosto de uva e bagaços fermentados, envelhecido em carvalho. Casa Valduga Vinhos Finos Ltda. Castas: Cabernet Sauvignon. Amarelo dourado, bem mais macia e agradável que a anterior.
  • Control Gran Pisco 43% álcool, ano nd, destilado de mosto de uva fermentado. Control Pisquera Ltda, La Serena Chile. Castas: não indicada. Amarelo Claro bem aromático, um pouco enjoativo.
  • Osborne Brandy 38% álcool, ano nd, destilado de vinho fino envelhecido em barris de carvalho. Fazenda Ouro Verde Ltda, grupo Osborne, Bahia Brasil. Castas: não indicada. Amarelo dourado com aromas de carvalho. Forte, mas macio foi o destilado preferido.
 Vinhos:

  • Familia Gabrielli Gran Malbec 14% álcool, ano 2009, vinho tinto fino seco. Bodegas y Viñedos Gabrielli S.A. Mendonza Argentina. Castas: 100% Malbec Límpido cor granada. Gosto agradável  macio, mas com um pouco de excesso de carvalho. Combinou bem com rondeli a bolonhesa servido (nº583).
  • Paulo Laureano Tradições Antigas  13,5% álcool, ano 2010, vinho tinto da talha seco DOC Alentejo. Paulo Laureano Vinus, Portugal. Castas: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Tinta Grossa Trincadeira.  Granado, límpido, aromas agradáveis com alguma especiaria. Na boca elegante e fresco com boa acidez e permanência. Cresceu muito com a comida  (nº584).
  • Paulo Laureano Premium 14 % álcool, ano 2010, vinho tinto fino seco DOC Alentejo . Paulo Laureano Vinus Portugal. Castas: 20% Alicante Bouschet, 40% Aragonez, 40% Trincadeira. Estágio de 6 meses em barricas de carvalho. Cor granado. Aromas madeira, frutas e compotas. Na boca corpo médio, taninos e acidez presentes, mas não desagradáveis. Macio, também combinou com as pastas (nº585).
  • Paulo Laureano Reserve 14 % álcool, ano 2008, vinho tinto fino seco DOC Alentejo. Paulo Laureano Vinus Portugal. Castas: 30% Alicante Bouschet, 40% Aragonez, 30% Trincadeira. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho. Cor granado bem escuro, quase negro. Mais encorpado que os anteriores, apresenta a presença de madeira um tanto forte de acordo com a preferência internacional de hoje em dia. Para o meu gosto não justifica a diferença de preço (nº586).
Os pratos servidos na janta

Após a degustação foram servidos:
Tomates da casa recheados com ovos cozidos, queijo meia cura, maionese e temperos
Rotollo de presunto e queijo com molho branco e funghi
Rondele à bolonhesa
Mousse de cupuaçu simples e com chocolate
Acompanhando a sobremesa de musse de cupuaçu e chocolate tomamos um Curaçao Blue.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grappa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhaque
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pisco-licor