quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sobre as reuniões do grupo ...

Ao longo destes 12 anos do grupo Solerafloripa, fizemos muitas degustações.
No início, tínhamos um fornecedor que sempre nos orientava no tema das reuniões, mas com o passar do tempo, os integrantes do grupo é que passaram a decidir o tema e a providenciar a preparação das reuniões.
Os temas de nossas reuniões giram em torno do tipo de uva, tipo de vinho (denominação de origem), vinhos de um determinado produtor, degustação cega (onde é retirado ou vedado o rótulo da garrafa), harmonização de vinhos com comidas etc.
Mas também, já tivemos degustações com temas inusitados como: “Se eu fosse um vinho seria um....”, onde cada participante trouxe o vinho que, na opinião dele, teria afinidade com a sua personalidade. Os casais escolheram um dos dois para se apresentar. Outros temas interessantes: vinho e música, coquetéis com vinho, faça seu vinho (corte), vinhos e perfumes, cepas autóctones, vinhos nacionais artesanais, vinhos orgânicos, vinhos para o dia a dia e vinhos rosados.
Exemplos de reuniões que fizemos por tipo de uva são Alvarinhos, Malbec, Syrah, Pinot Noir, Riesling, Zinfandel e outras.
Vale observar que fizemos degustações de um tipo de uva de um só produtor como os malbecs da Viña Doña Paula, Salton, Don Laurindo e outros, ou de um único país ou mesmo a mesma uva de diversas partes do mundo.
Como temas de regiões ou países podemos citar Grécia, vinhos catarinenses (e os de altitudes), da África do Sul, Sicília, Vale do Rio São Francisco, assim como as áreas demarcadas como Vinhos Borgonha e Côte Du Rhone, Toscana, Bordeaux, Vinho verde e muitas outras.
Um outro tema que aparece com constância é a compatibilização de vinhos e comidas. Já aconteceram com lasanha, com comida árabe, com comida ayurvedica, sushis e sashimis e muitas outras.
Não ficamos restritos à vinhos, fizemos degustação de cervejas, uísques e sake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário